Por Pietra Inoue

Que os audiobooks viraram sensação entre os amantes de livros, já é fato, até porque, quem não gostaria de otimizar seu tempo de “leitura” e ainda, de quebra, poder ouvir as vozes dos seus personagens favoritos? 

Por mais que já sejam muito conhecidos, não é todo mundo que é adepto desse tipo de leitura, sendo os formatos mais populares os livros impressos e e-books. Os audiobooks, por sua vez, têm nos trazido muitas vantagens, além de ser inclusivo para com pessoas com deficiência visual, TDAH, déficit de atenção, autismo e analfabetismo, os livros sonoros também otimizam seu tempo, podendo ser aproveitados em momentos que seria difícil ler com um livro na mão. 

Claro que, com a situação econômica do país atualmente, os preços dos livros impressos estão cada vez mais caros, e os dispositivos Kindle para leitura de e-books também não são nada baratos, nessa situação, o audiobook mais uma vez se torna uma opção viável. Já temos aplicativos hoje em dia que oferecem arquivos de áudio e uma plataforma compatível para reprodução. Dois exemplos mais acessíveis são o conhecido app de música, Spotify, e um app focado em leitura, o Skeelo. 

No Spotify podemos achar alguns audiobooks que foram disponibilizados na categoria podcasts, entretanto, não são todos os livros que você poderá encontrar lá, já que não é essa a proposta da plataforma. Já no Skeelo, as chances de você encontrar seu livro são maiores. O app Skeelo tem parceria com todas as maiores operadoras de celular do Brasil, e a melhor parte? Você tendo um plano de celular de qualquer uma dessas operadoras, já tem direito a uma conta no app de livros sem custo adicional. 

Sua conta no Skeelo vai variar de acordo com o seu plano de celular, podendo ir da conta mais simples até a premium. O app te dá todo mês um livro de graça, o livro em questão sendo o de destaque daquele mês, mas, caso não seja uma leitura do seu gosto, você pode tranquilamente trocar por qualquer um da seleção deles, ganhando todo mês um livro de sua preferência de graça. A plataforma oferece leitor de e-book direto no celular, sem precisar de um Kindle, e também reprodutor de audiobook, com opções muito variadas no catálogo. 

Com apps como esse, a cultura dos audiobooks se torna cada vez mais acessível, chegando cada vez mais facilmente nas pessoas que precisam desse formato para consumir literatura. Dessa forma, vemos não apenas a inclusão de pessoas neurodivergentes, mas também das pessoas com pouco poder aquisitivo, que não têm a condição de bancar o hábito de leitura atualmente.