INÍCIO

Audiobooks ou “livros sonoros”?

Por Brunna Silva

Os audiobooks estão cada vez mais ganhando espaço na sociedade em prol de uma leitura mais inclusiva, aumentando assim o número de leitores, apesar de ainda não terem atingido um público diverso economicamente. Não pretendem apenas dar acessibilidade a pessoas com deficiência visual, mas como também ao público analfabeto.

Também conhecido como “livros sonoros”, os audiobooks servem como um recurso complementar à leitura em Braille. Para as pessoas que estão conhecendo agora o mundo dos audiobooks, certamente irão se deparar com mais de um termo de livro sonoro. Por exemplo: livros falados e os livros em DAISY. Os livros no formato DAISY necessitam de um tocador específico para apresentar a imagem, o som e o texto simultaneamente e, desta forma, facilitam a acessibilidade para pessoas com diversas limitações sensoriais. Enquanto os audiobooks possuem uma narrativa mais artística, dramatizada, incluindo emoções e efeitos sonoros, os livros falados são mais técnicos, digamos assim, por possuírem uma narração mais monótona e objetiva. 

Em alguns casos, os audiobooks acabam sendo mais eficazes do que a leitura em braille só pelo fato de não exigirem tanta atenção e silêncio de forma com que não atrapalhe na concentração e compreensão da leitura, mas ambos são de extrema importância para uma leitura mais inclusiva. Enquanto o braille é baseado em pontos e relevos, adaptando-se facilmente à leitura tátil, os audiobooks ajudam a gravar o conteúdo de forma mais rápida através da compreensão auditiva. 

Alguns aplicativos para ouvir audiobooks:

  • Tocalivros, esse app possui 28 opções de gêneros para a leitura, alguns gratuitos;
  • Ubook, além de possuir audiobooks em português, também possibilita o acesso a documentários, podcasts e ebooks;
  • Audiolivros Saraiva, um dos mais recomendados, possui diversos gêneros literários disponíveis;
  • Beelinguapp, recomendado para quem pretende estudar um novo idioma.

Compartilhe!


Fatal error: Uncaught ErrorException: md5_file(/home/clickinc/public_html/wp-content/litespeed/css/5b11db7c180097ed8992bf76349833f7.css.tmp): Failed to open stream: No such file or directory in /home/clickinc/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php:130 Stack trace: #0 [internal function]: litespeed_exception_handler(2, 'md5_file(/home/...', '/home/clickinc/...', 130) #1 /home/clickinc/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php(130): md5_file('/home/clickinc/...') #2 /home/clickinc/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(837): LiteSpeed\Optimizer->serve('https://www.cli...', 'css', true, Array) #3 /home/clickinc/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(330): LiteSpeed\Optimize->_build_hash_url(Array) #4 /home/clickinc/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(264): LiteSpeed\Optimize->_optimize() #5 /home/clickinc/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(324): LiteSpeed\Optimize->finalize('<!doctype html>...') #6 /home/clickinc/public_html/wp-includes/plugin.php(205): WP_Hook->apply_filters('<!doctype html>...', Array) #7 /home/clickinc/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/core.cls.php(477): apply_filters('litespeed_buffe...', '<!doctype html>...') #8 [internal function]: LiteSpeed\Core->send_headers_force('<!doctype html>...', 9) #9 /home/clickinc/public_html/wp-includes/functions.php(5420): ob_end_flush() #10 /home/clickinc/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(324): wp_ob_end_flush_all('') #11 /home/clickinc/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(348): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #12 /home/clickinc/public_html/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action(Array) #13 /home/clickinc/public_html/wp-includes/load.php(1270): do_action('shutdown') #14 [internal function]: shutdown_action_hook() #15 {main} thrown in /home/clickinc/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php on line 130