Por Yasmim Augusto

O Click Inclusão foi desenvolvido com o objetivo de disponibilizar informações de qualidade e trazer conhecimento sobre a importância da inclusão na sociedade. Com mais de mil seguidores no Instagram e cerca de 30 publicações no blog, há pouco mais de 2 anos o Click Inclusão vem trazendo notícias de acessibilidade para o grande público.

Natália Marques, 23 anos, idealizadora do blog, afirma que tudo surgiu quando ela era colaboradora em uma empresa de acessibilidade e viu uma oportunidade de exploração desse eixo temático no ambiente digital. “Eu estava fazendo algumas pesquisas sobre acessibilidade, e encontrava poucos sites que tinham informações de qualidade. Sempre caía nos mesmos 5 ou 6 sites, então vi que tinha um espaço ali pra ser explorado, e era um espaço bem necessário”. 

A iniciativa foi dada, e os primeiros passos foram relacionados à escolha do nome. Vencedor de uma votação – com mais de 30 participantes e 3 opções de nomes -, Click Inclusão batizou o blog e a página do Instagram

E o projeto foi ganhando forma através da integração de 3 áreas da empresa na qual Natália trabalhava. A Equipe de Marketing ajudou com a identidade visual do blog e até mesmo com a sugestão da criação de um Instagram para a divulgação dos textos. O TI, por sua vez, ajudou na criação do domínio (o clickinclusao.com). E, por fim, a Natália Marques – na época, no cargo de Analista A1 – era responsável pelos conteúdos publicados no blog e Instagram do Click Inclusão

Por ser um assunto pouco veiculado, a acessibilidade é o grande foco do blog. “O Click nasceu com o objetivo de trazer a acessibilidade, a inclusão como um assunto que todo mundo pode falar, e como um assunto que todo mundo pode entender, e que todo mundo pode discutir e pode levar para as outras pessoas”, afirma Natália.

Essa democratização do acesso ao conhecimento relacionado à inclusão busca ser alcançada através do emprego de uma linguagem com uma pegada informal, mas que nem por isso deixa de trazer informações de qualidade. Isso faz com que todos possam ler e compartilhar os conteúdos transmitidos pelo Click Inclusão

Agora, que o blog trata de acessibilidade e inclusão todos já sabem. Mas, qual é o teor das informações do Click Inclusão? Por aqui, é possível encontrar notícias e informações pontuais de uma ação que está sendo realizada agora, assim como diversos conteúdos evergreen, aqueles que tratam de temas atemporais.

Mas esse foco na inclusão não se limita às palavras dos textos. Desde 2019, recursos de acessibilidade são usados no Instagram e no blog juntamente com as informações veiculadas. Conforme discorre Natália: “A gente sempre usou todos os meios de acessibilidade no Instagram. Então, o #PraCegoVer. Se tinha… acho que a gente não chegou a postar nenhum vídeo, mas, se tivesse, com certeza a gente ia pôr o Closed Caption, a Audiodescrição”.

Características construídas ao longo de 2 anos, o Click Inclusão ainda cultiva esse teor. E é dessa mesma forma que voltamos a publicar e inspirar acessibilidade! Com o objetivo de trazer informações acessíveis para todos sobre assuntos de inclusão, o Click agora conta com 5 redatores que semanalmente irão trazer conteúdos de qualidade para a mídia. 

E para começar essa caminhada, esse mês vamos explorar o eixo temático de Digital Influencers com deficiência que usam das redes sociais para compartilhar suas dificuldades diárias e empoderar pessoas com deficiência. 

Então, não deixe de fazer parte dessa história e de compartilhar conhecimentos sobre inclusão. Fique de olho em nossas publicações, aprenda sobre acessibilidade e ajude na construção de uma sociedade mais inclusiva! 

Entrevistada: Natália Maria Marques Pizzinatto é escritora e roteirista. Formada em Comunicação Social com Especialização em Cinema.