Por Pietra Inoue

Na terça-feira, dia 24 de agosto de 2021, será realizada a Paraolimpíada de Tóquio. O evento irá se estender até o dia 5 de setembro, e é um tema que merece tanto destaque quanto as Olimpíadas que já estão sendo realizadas.

Desde o mês de julho, estão sendo transmitidas para o mundo todo as Olimpíadas de Tóquio, um evento de grandiosidade notável, que vem sendo muito aclamado por apreciadores dos esportes ao redor do mundo. Com todo o prestígio que vem sendo dado a esse evento, também é cabível que sejam discutidos os Jogos Paralímpicos, competições esportivas internacionais focadas em pessoas que possuem algum tipo de deficiência, seja ela física ou mental. 

É muito importante que um evento com esse nível de inclusão seja tão reconhecido como os outros eventos esportivos, visto que a representatividade é uma pauta muito discutida atualmente, seja ela de raça, orientação sexual, identidade de gênero ou de pessoas com deficiências. É fato que pessoas que se sentem representadas por figuras famosas, tem mais motivação e ânimo para buscar os seus objetivos e crescer na sua área de interesse, por isso, tem que ser dada mais visibilidade para empresas e instituições que valorizam a inclusão de minorias em suas equipes.

Existindo empresas voltadas para a área da acessibilidade, é o trabalho delas fazerem com que as pessoas com deficiências ou dificuldades se sintam abraçadas e vistas, tendo, como todos, os mesmos direitos e oportunidades. Um exemplo disso, é o trabalho prestado pela empresa ShowCase que, assim como as Paraolimpíadas, quer oferecer as mesmas oportunidades e acessos a todos.