Por Brunna Silva

É durante a primeira infância que começa a ser formada a identidade do ser humano, pois é nessa fase que começa a construção da sua visão de mundo e sobre si mesmo. É fundamental para o desenvolvimento da criança que ela brinque, porque é através da brincadeira que desenvolvem a criatividade, aprendem sobre a cultura e o meio em que vivem. Os brinquedos possuem um papel muito importante nesse processo de aprendizagem, pois seus efeitos influenciam na educação e na formação da criança para o resto de sua vida. Portanto, como vivemos em um mundo plural e diverso, é fundamental que representem e sejam acessíveis para todos. 

A Mattel, maior fabricante de brinquedos do mundo, lançou diversos modelos da Boneca Barbie, tal como a Barbie cadeirante, Barbie com prótese na perna, Barbies negras e Asiáticas, e a Barbie que possui tipos físicos diferentes para representar melhor a população, afinal, ninguém possui o corpo “padrão” que é imposto pela sociedade. Apesar desse avanço das bonecas Barbies, seria necessário também que a Mattel investisse em acessibilidade nas casas da Barbie, carro, entre outros, para que a criança ao brincar consiga, por exemplo, locomover com facilidade a boneca cadeirante, coisa que ainda deixa a brincadeira um pouco limitada para a criança. A marca também lançou a linha de Mulheres Inspiradoras, na qual homenageia a Frida Kahlo; Amelia Earhart, que foi a primeira aviadora a atravessar o Oceano Atlântico e a Katherine Johnson, que foi a física, cientista espacial e matemática da Nasa; e também as Bonecas Barbie usando camisetas com a expressão “Love wins” em apoio ao casamento gay nos Estados Unidos, a fim de incentivar as crianças a seguirem seus sonhos e mostrar que podem ser o que quiserem.

É evidente que a representatividade na primeira infância através dos brinquedos é muito importante para a formação de identidade, pois é a partir disso que o indivíduo vai observar a si próprio na sociedade e entrar em contato com a diversidade social e cultural. Mas infelizmente os brinquedos ainda não são muito representativos, apesar de haver um avanço, mesmo que lento, e os que são e já estão disponíveis no mercado são poucos e ainda não são acessíveis para todos.