10 influenciadores PDC’s para você conhecer e acompanhar de perto

Por Daniela Damasceno

Todos nós sabemos o quanto a internet é capaz de dar voz à milhares de pessoas, e os influenciadores PCD estão revolucionando, cada vez mais, a maneira como a sociedade enxerga as pessoas com deficiências, oferecendo uma perspectiva única e autêntica sobre o que significa viver com uma condição específica.
É por meio de suas redes sociais que eles compartilham histórias de superação, conquistas pessoais e desafios diários enfrentados em suas vidas. Por isso, o Click Inclusão selecionou 10 influenciadores que trazem conteúdo inclusivo e inspirador para você.

1 – Paola Antonini

A modelo, atriz e influenciadora digital mineira Paola Antonini é exemplo e inspiração para muita gente. Em 2020, fundou o Instituto Paola Antonini, que atua proporcionando a reabilitação de pessoas com deficiência física por meio de doações de próteses, órteses, cadeiras de rodas e acessórios para reabilitação. Além de oferecer assistência psicológica e fisioterápica aos pacientes.
Paola teve sua estreia como atriz na série da Netflix, “Todo dia a mesma noite”, interpretando uma personagem que sai da boate com vida, mas perde a perna por complicações durante seu resgate.

2 – João Ferdnan

Baseando-se em situações corriqueiras, João Ferdnan ficou conhecido por seus vídeos engraçados postados no Tik Tok. Em 2022, o humorista foi indicado ao “Tik Tok Awards” na categoria “Rindo até 2022”.
João é uma pessoa deficiência física, devido a uma paralisia cerebral. E, por esse motivo, utiliza cadeira de rodas para se locomover. Por outro lado, o maranhense busca ter o foco de seu conteúdo no humor. Ele conta que prefere ganhar seguidores pelo conteúdo e não pelo sentimento de pena. Mas, ao mesmo tempo, relatou em entrevista que recebe muitas mensagens de outras pessoas com deficiências contando que sentem-se representados por ele.

3 – Malu Paris

A adolescente do Espírito Santo Malu Paris relatou ter ficado perdido sua audição aos cinco anos de idade. Hoje compartilha curiosidades sobre a rotina de uma jovem com surdez e também se diverte com trends e outros conteúdos virais.
Em 2022, ela chamou ainda mais atenção do público ao ter seu vídeo incentivando os seguidores a tirarem o título de eleitor compartilhado por Mark Ruffalo, ator que interpreta o super-herói da Marvel, Hulk.
Uma curiosidade interessante sobre Malu é seu nome de usuário nas redes sociais, @niishiimiya, inspirado na personagem Shouko Nishimiya do filme de animação japonesa “A Voz do Silêncio: Koe no Katachi”, que também têm deficiência auditiva.

4 – Cacai Bauer

Cailana Eduarda Bauer Lemos, mais conhecida como Cacai Bauer, é natural de Salvador e é considerada a primeira influenciadora digital com Síndrome de Down do mundo.
Em seu canal do YouTube, ela compartilha vídeos de dicas, perguntas e respostas, coreografias, piadas e vlogs cotidianos. Cacai também tem dado destaque para a questão da conscientização da sociedade sobre a Síndrome de Down em suas redes sociais. Ela usou o TikTok, por exemplo, para criticar como as pessoas enxergam quem tem Down, ressaltando a questão da infantilização, e expõe que é importante as pessoas enxergarem os adultos com síndrome de Down como verdadeiros adultos e não como crianças.

5 – Look Little

Rebeca Costa, que em suas redes sociais leva o nome de Look Little, é formada em direito e influenciadora digital na área da moda. Em entrevista à Rádio Aparecida, ela conta que viu nas redes sociais a oportunidade de inspirar meninas e mulheres com a mesma deficiência (nanismo) a não se sentirem excluídas.
Rebeca também é modelo, conhecida por seus trabalhos em moda inclusiva, participando de vários desfiles. Sua garra em representar o nanismo no ramo a levou até mesmo ao São Paulo Fashion Week, maior evento de moda do Brasil e o mais importante da América Latina.

6 – Marina Melo

Marina Melo tem fraqueza muscular e é influenciadora de beleza. Em suas redes sociais, a jovem faz react de produtos e comenta o que funciona ou não para sua condição física.
Além disso, a carioca Mari Melo Abreu compartilha informações sobre seu tratamento e conscientiza os seguidores sobre a atrofia muscular espinhal. Em sua biografia no instagram ela afirma: “Não quero andar, quero acessibilidade e respeito”.

7 – Maju de Araújo

Referência quando o assunto é inclusão e pertencimento, a modelo Maju de Araújo já foi citada na lista Forbes Under 30, dos jovens mais promissores do país. Atualmente, ela também é embaixadora digital da L’Oréal Paris e da ONG Nosso Olhar, que objetiva mobilizar e educar a sociedade para um mundo mais inclusivo, com foco nos portadores de síndrome de Down.
Em 2022, a carioca teve sua estreia no São Paulo Fashion Week, cruzando a passarela para o Projeto Ponto Firme, do estilista Gustavo Silvestre.

8Nathalia Santos

“Jornalista, palestrante, cega e mãe”, assim Nathalia Santos se define em seu perfil nas redes sociais. Nathalia nasceu com apenas 20% da visão e aos 15 anos já não enxergava mais. Como colunista do Terra, ela aborda sobre o universo das pessoas com deficiências.
Atualmente, a jornalista atua como assistente de direção da novela “Todas as flores”, exibida no Globoplay. Segundo Sophie Charlotte, atriz que interpreta a personagem portadora de deficiência visual na trama, Nathalia é uma das mulheres fundamentais na preparação para viver Maíra.

9 – Kitana Dreams

Em suas redes sociais, o carioca Leonardo Braconnot assume um importante personagem: Kitana Dreams. A drag queen surda além de falar sobre questões LGBTQIAPN+ em suas redes, faz vídeos de tutorias de maquiagem e dialoga com seus seguidores sobre a vida de uma pessoa surda.
Kitana também faz diversos vídeos ensinando sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) aos seus seguidores.

10 – Fernando Fernandes

O reconhecimento de Fernando Fernandes chegou antes de suas redes sociais, Em 2022, ele participou da segunda edição do ‘Big Brother Brasil’. O ex-‘BBB’ foi jogador de futebol profissional, boxeador amador e modelo internacional, mas em 2009 sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico.
Fernando foi múltiplas vezes campeão brasileiro de paracanoagem e nunca abandonou o mundo dos esportes, mesmo após o acidente. Hoje, ele é apresentador na Globosat e compartilha sua vida de atleta nas redes sociais.

Compartilhe!