Por Maria Clara Lopes

O mais recente filme da Marvel, Eternos, estreou nos cinemas em novembro de 2021, e narra a história de seres imortais da antiguidade que precisam enfrentar um dos seus maiores inimigos, os Deviantes, que, curiosamente, possuem as mesmas origens, ou seja, ambas as raças possuem os mesmos criadores. 

O filme chamou a atenção dos críticos de cinema por várias razões, mas a principal delas é por conta da personagem Makkari, a primeira heroína surda da Marvel a ir para os cinemas. Trata-se de uma personagem que teve origem em outro planeta, que foi interpretado pela atriz Lauren Ridloff, e que tem como missão proteger os humanos dos Deviantes. 

De acordo com um estudo realizado pela Preply, um aplicativo de aprendizado de idiomas, revelou que o número de pesquisas em relação à língua de sinais teve um aumento significativo após o lançamento do filme. A atriz, que nasceu surda, revelou em seu twitter a sua satisfação pelo interesse das pessoas pela questão da acessibilidade: “This is great. Do learn sign language from Deaf/HoH teachers/content creators Eternals 

leads to rise in people wanting to learn sign language”.

O filme, que já é sucesso de bilheteria, se tornou um dos maiores filmes em questão de representatividade e por abordar a questão da inclusão, não só por ter a primeira heroína surda, mas, também, por mostrar o primeiro beijo entre um casal LGBT. 

O elenco do filme conta com grandes nomes como Gemma Shan, Angelina Jolie, Richard Madden, Brian Tyree Henry e, até mesmo, o cantor e compositor Harry Styles está envolvido na produção.

O filme ainda está em cartaz nos cinemas, mas logo estará disponível na plataforma de streaming Disney Plus.