Por Brunna Silva

Vivemos em um mundo onde a tecnologia se faz presente na maior parte do nosso dia a dia, e esse mundo digital que nos cerca vem crescendo significativamente. Por exemplo, podemos ver essa evolução através dos Podcasts, o mais novo “rádio” reinventado do momento, que vem se tornando tendência no Brasil e no mundo.

Os Podcasts são programas sonoros capazes de transmitir conteúdos em áudio online, que ficam disponíveis em diversos aplicativos, tais como: Spotify, Youtube, SoundCloud, entre outros. Eles podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar, pois ficam gravados para o público nas plataformas que estiverem disponíveis. O conteúdo é gravado de forma espontânea e os mais conhecidos são sobre política, programas de entrevistas, entretenimento, cultura, notícias do dia a dia, etc.

Mas é importante ressaltar que, por mais que esses programas sonoros tenham se tornado úteis pela sua facilidade de acesso a diversos conteúdos, também precisam ser acessíveis para todos os públicos no momento de acessar o conteúdo nas plataformas, pois nem todos os streamings são 100% gratuitos, quanto para transmitir o conteúdo para as pessoas, principalmente por serem fundamentais para as pessoas com deficiência visual. 

Pensando em acessibilidade e inclusão, existem vários Podcasts disponíveis nas plataformas que abordam temas sobre a inclusão de pessoas com deficiência, por exemplo, em diversos assuntos. Alguns deles são: Podcast Educação Inclusiva, disponível no Spotify, e o Podcast Deficiência em Foco, disponível no Spotify, Youtube e Facebook.