Por Sofia Wu

A Coreia do Sul vem destacando-se internacionalmente no cenário do entretenimento. Mais especificamente, nos segmentos dos chamados “doramas” coreanos e da música pop coreana, popularmente conhecida como K-POP. O Brasil, por exemplo, mostrou-se um grande agente propagador da cultura desse país asiático, convertendo cada vez mais fãs. No mundo, a nação brasileira ficou em terceira posição e em primeira nas Américas, como o local onde constatou-se maior aumento na audiência dos dramas coreanos, de acordo com dados do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, coletados em pesquisa realizada pela Fundação Coreana para Intercâmbio Cultural Internacional, divulgados em 2021 pelo portal de notícias O Povo. Já em relação ao K-POP, o Brasil representa o 5º maior mercado de streaming do gênero musical, que cresce a média de 47% a cada ano, segundo dados do Spotify divulgados em 2020 pela Terra.

Conhecido por suas batidas únicas, letras inspiradoras, vocais poderosos e coreografias inovadoras, o K-POP aterrissa em terras tropicais para comprovar que o estilo musical é capaz de ultrapassar fronteiras e por que não colaborar ainda para a construção de um mundo mais inclusivo para todos?

Permission to Dance BTS

Em nove de julho de 2021, o grupo masculino BTS, também conhecido como Bangtan Boys, com a proposta de incentivar a dança e o desejo de um futuro melhor, lançou Permission to Dance (em português, “Permissão para Dançar”). Na coreografia da música, os sete integrantes utilizam a língua de sinais internacional, Gestuno, usada em eventos, como competições internacionais e convenções, e cujo propósito é universalizar a Língua de Sinais. No refrão da composição, os sinais realizados pelo hepteto foram os de “Diversão”, “Dança(r)” e “Paz”.

Missing You – BtoB

Em 16 de outubro de 2017, o grupo masculino BtoB, acrônimo de Born to Beat, lançou a música-título Missing You (em português, “Sentindo sua Falta”) de seu segundo álbum de estúdio, Brother Act.

No YouTube, a composição conta com legendas disponíveis em 62 línguas. À coreografia, os sete membros, na época, incorporaram a Língua de Sinais Coreana, a KSL, de modo que os sinais fossem vistos como parte da música, fluindo suavemente à melodia e ao ritmo da canção. Portanto os trechos “sinto sua falta”, “passa” e “ano” podem ser apreciados em Língua Coreana de Sinais.

O lançamento de Missing You repercutiu, tornando-se notícia, depois que uma pessoa surda, não fã de K-POP, agradeceu a inclusão da Língua de Sinais na coreografia. Em 11 de novembro do mesmo ano, o grupo disponibilizou a versão da música, dessa vez, inteiramente em KSL.

I Quit – CL

Em dez de dezembro de 2019, a artista solo Lee Chae-rin, popularmente conhecida pelo nome artístico CL, lançou I Quit (em português, “Eu Desisto”) de seu álbum In The Name of Love. A rapper, por meio da música, transmite a mensagem de como aprender a encerrar ciclos da vida para o seu próprio bem, enquanto seus dançarinos, no vídeo oficial de I Quit, interpretam, do início até o fim, a música em Língua de Sinais. Ademais, o MV (o mesmo que “clipe”) ainda conta com legendas disponíveis em 16 línguas.

CL – +안해(I QUIT)180327+ (Official Video)

ESPECIAL

Na seção de comentários, a usuária JustBeYourself 2016 deixou uma mensagem.

No depoimento, postado há dois anos, ela disse:

“Eu não poderia explicar o sentimento que estou sentindo agora. Como uma pessoa surda (com dificuldades para ouvir), eu tenho ouvido e ´me misturado` com K-POP e a cultura coreana desde o final de 2015. De todos os videoclipes que assisti, este é o meu primeiro [videoclipe] que tem meu idioma nele. Eu sou muito grata por ver pessoas surdas sinalizando a música da CL!! Meu coração está realmente cheio agora, porque está completo com este vídeo! Obrigada, CL, por mostrar ao mundo nossa Cultura Surda e nossa linda *ASL! <3”

*de American Sign Language, ASL é a Língua Americana de Sinais.

Sunshine Day – Luna

Para a sua última apresentação no Immortal Songs 2, programa de competição musical da televisão sul-coreana, no qual era convidada fixa, Park Sun-young, mais conhecida por seu nome artístico Luna, performou a música Sunshine Day (em português, “Dia de Sol”), do cantor sul-coreano Song Dae-kwan, em Língua de Sinais. A interpretação em sinais da canção ocorreu após um fã surdo da artista lhe contar, por meio de uma carta, que apesar de não ouvir, ele ainda estimava as suas apresentações.

Starry Night – MAMAMOO

Em sete de março de 2018, o grupo feminino MAMAMOO lançou a faixa principal Starry Night (em português, “Noite Estrelada”) de seu sétimo álbum, Yellow Flower. Na coreografia da canção, enquanto cantam o refrão, “Noite Estrelada”, as quatro integrantes sinalizam “As estrelas estão brilhando” em Língua de Sinais, atribuindo ainda mais significado à música. Ademais, essa não foi a primeira vez que o MAMAMOO demonstrou o desejo de proporcionar inclusão para seus fãs:

• Em 2016, um vídeo de Wheein, uma das integrantes do grupo, usando a Língua de Sinais para comunicar-se com uma fã surda em um fanmeeting, repercutiu positivamente, com usuários e fãs tecendo elogios à integrante e ao grupo.

• O lightstick do quarteto, denominado de “Moomoobong” (junção do nome do fandom, “MooMoo”, com bastão em coreano, “Bong”) possui, como uma de suas funcionalidades, o modo de vibração, desenhado especialmente para os fãs com deficiências. Por meio desse recurso, o usuário toma conhecimento do momento certo de quando pode utilizar o bastão de luz para, juntamente com os outros fãs, apoiar o grupo nos shows e performances em televisão.

• A iniciativa de incluir legendas em coreano na plataforma de lives da Coreia do Sul, V Live, também chamada de “V App”, frequentemente usada por artistas de K-POP para comunicarem-se com seus fãs, atribui-se, sobretudo, ao MAMAMOO após o grupo e a empresa responsável pelo quarteto, a RBW Entertainment, ficarem sabendo, por meio do comentário de uma fã surda, das dificuldades que eles enfrentam ao assistirem as transmissões.

THANKS – Seventeen

Em cinco de fevereiro de 2018, o grupo masculino Seventeen lançou a música-título THANKS (em português, “Obrigado/Obrigada”) de seu primeiro álbum de edição especial, Director´s Cut. Assim como o álbum, sua faixa principal, THANKS, também dota de um significado especial, pois foi escrita como uma forma de agradecimento e, consequentemente, de transmitir a gratidão que o grupo sente pelos seus fãs.

O Seventeen não só externou seu agradecimento e reconhecimento pelo apoio diário de seu fandom, os presenteando com uma composição dedicada a eles, mas também o fez incorporando a Língua de Sinais Coreana à coreografia de THANKS, assegurando que a mensagem por trás da canção chegasse a todos os seus fãs, sem exceção. Os 13 integrantes, que dividem-se em três subunidades denominadas hip-hop unit, vocal unit e performance unit, ao longo da música, fazem dois sinais: “Promessa” e “Obrigado”.

Butterfly – Weki Meki

Em 11 de janeiro de 2018, o grupo feminino Weki Meki lançou o single digital Butterfly (em português, “Borboleta”). Ao contrário de todas as músicas listadas até agora, essa canção do grupo foi produzida para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, ocorrida em PyeongChang, Coreia do Sul, visando mandar mensagens de incentivo e apoio aos atletas. Sendo assim, as oito integrantes apresentaram a música em um evento do grupo, com toda a coreografia preparada especialmente em Língua de Sinais, para performarem na solenidade dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang. Além disso, Yoo-jung, uma das integrantes, uma vez, contou que aprendera o básico da Língua de Sinais.

BÔNUS:

O grupo masculino GOT7, composto por sete membros, possui, em seus shows, a presença de um intérprete de Língua de Sinais que, consequentemente, traduz todas as músicas do hepteto para os fãs, que precisem, na plateia.

Referências das informações

CALDEIRA, Roberto. Coreografias de K-POP que utilizam Língua de Sinais e que talvez você não sabia! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qUysYnHmAzE. Acesso em: 14 fev. 2022.

CHAVES, Vitória. Performances do KPOP que usam Língua de Sinais. Disponível em: https://revistakoreain.com.br/web-stories/performances-do-kpop-que-usam-a-lingua-de-sinais-2/. Acesso em: 14 fev. 2022.

NUNES, Naira. 6 Coreografias de KPOP que incluem Línguas de Sinais. Disponível em:

https://revistakoreain.com.br/2018/12/6-coreografias-de-kpop-que-incluem-linguas-de-sinais. Acesso em: 14 fev. 2022.

SAKURAI, Hikari. [Especial #13] 10 vezes que os ídolos usaram a Língua De Sinais para se comunicar com os fãs! Disponível em: https://kopinie.com.br/2018/10/especial-13-10-vezes-que-os-idolos.html. Acesso em: 14 fev. 2022.

WIKIPEDIA, the free encyclopedia. Immortal Songs: Singing the Legend. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Immortal_Songs:_Singing_the_Legend. Acesso em: 16 fev. 2022.

UNISON, Halves-in-. f(x)’s Luna To Leave “Immortal Song 2”. Disponível em: https://www.soompi.com/article/427267wpp/fxs-luna-to-leave-immortal-song-2. Acesso em: 16 fev. 2022.

Луне, Мягкий мастер на. And MMM and moos are the reason vlive has Korean subtitles. 13 jul. 2021. Twitter: @hecaahd1. Disponível em: https://twitter.com/hecaahd1/status/1414816003406577666?s=20&t=7OkOv1xAIUclghRhZnlz0g. Acesso em: 16 fev. 2022.

DAWSON, Eunice. 9 Times K-pop Groups Added Sign Language in Their Dance Choreography for the Deaf Community – KpopHit. Disponível em: https://kpophit.com/9-times-k-pop-groups-added-sign-language-in-their-dance-choreography-for-the-deaf-community-kpophit/. Acesso em: 16 fev. 2022.

YONG, Cruzabeth. #MAMAMOO‘s lightstick, not everyone can do this…. > MAMAMOO’s lightstick raises awareness for disabilities, help break down barriers & discrimination towards the disabled. 2nd brightest and has vibration mode to help disabled fans know when to cheer. Moo = Radish in korean. França, 6 jan. 2021. Twitter: @mmm4plus. Disponível em: https://twitter.com/mmm4plus/status/1346946270833881091. Acesso em: 16 fev. 2022.

MARQUES, Ana Flávia. Brasil é o 3º país do mundo que mais consumiu doramas na pandemia. Disponível em: https://www.opovo.com.br/vidaearte/2021/08/10/brasil-e-o-3-pais-do-mundo-que-mais-consumiu-doramas-na-pandemia.html. Acesso em: 22 fev. 2022.

REDAÇÃO. Consumo de K-pop cresce 47% em média ano a ano no Brasil, revela Spotify. Disponível em: https://www.terra.com.br/diversao/musica/consumo-de-k-pop-cresce-47-em-media-ano-a-ano-no-brasil-revela-spotify,3bc5314ff624001f918a38e560ca8ec1fkrwbisp.html. Acesso em: 22 fev. 2022.

Referências das mídias

BTS, Efeito. Falando sobre inclusão, estão sendo divulgados artigos da mídia afirmando que a coreografia de #PermissiontoDance inclui movimentos que incorporam a linguagem de sinais internacional com as palavras “diversão”, “dança(r)” e “paz”! ⬇️. Brasil, 9 jul. 2021. Twitter: @efeitobts. Disponível em: https://twitter.com/efeitobts/status/1413366716852224000?s=20&t=XdHMa7ywn-gNHqKpZjcCYw. Acesso em: 14 fev. 2022.

HWASA, Fy. That’s beautiful. 9 mar. 2018. Tumblr: @fyhwasa. Disponível em: https://wanjeon-nae-style.tumblr.com/post/171701284805/fyhwasa-this-part-of-starry-nights-choreography. Acesso em: 16 fev. 2022.

누나, 키키. Seventeen use sign language for 고맙다 (Thanks) choreography: 1st gesture means Promise. 2nd gesture means Thank You. 11 fev. 2018. Twitter: @ohmy2woo. Disponível em: https://twitter.com/ohmy2woo/status/962746896518283264?s=20&t=dHO2PRVOhNq4P_vLSvEKCQ. Acesso em: 21 fev. 2022.

BRASIL, IGOT7. VOCÊ SABIA? O show do GOT7 conta com um intérprete de língua de sinais. #GOT7 #갓세븐 @GOT7Official @JacksonWang852. Brasil, 28 set. 2020. Twitter: @IGOT7Brasil. Disponível em: https://twitter.com/IGOT7Brasil/status/1310571999991914496?s=20&t=_YEnlG1Lpy08g2u25JzBtw. Acesso em: 14 fev. 2022.