Por Gabrielle Machado

Já imaginou poder ouvir a voz dos seus personagens literários favoritos? Seu sotaque, a pronúncia correta dos seus nomes, até mesmo sua risada? Pois é, hoje em dia isso já é possível. Com atores, dublês, e até mesmo o próprio autor, os audiobooks são a nova sensação do momento e já estão revolucionando o mundo literário.

Audiolivros, ou audiobooks, que tinham como premissa transformarem a literatura mais acessível, hoje em dia virou uma nova forma de conhecimento. Com o avanço da tecnologia, o que deveria facilitar a vida do ser humano fez, na verdade, com que coisas que antigamente eram comuns, como livros físicos, ficassem arcaicas, além do que chamam de “falta de tempo” fazer com que hobbies antes normais, como ler um livro, virasse coisa de desocupado.

Esses impactos geracionais traz um conflito tanto educacional, quanto social sobre o que é literatura: ouvir o audiobook de Dom Casmurro tem o mesmo efeito do que ler Dom Casmurro? Seria essa uma forma perfeita de introduzir literatura clássica, ou estaria ela estragando o prazer de um clássico?

Para alguns profissionais, um audiobook não seria nada mais, nada menos, que um contador de histórias, como lendas e mitos que são contadas no boca a boca. A premissa é a mesma, então, o resultado deveria ser igual. Não existem ainda dados que possam comprovar os efeitos dos audiobooks na educação, mas uma coisa é certa: para aqueles que amam histórias, ouvi-las traz uma experiência completamente nova.

Com música e sons ambiente, os audiolivros têm ficado cada vez mais imersivos, fazendo com que a experiência de ler palavras em um papel seja só isso: palavras em um pedaço de papel. Pessoas com deficiência visual, TDAH, déficit de atenção, autismo, etc, estão, finalmente, tendo a mesma experiência de pessoas “normais”. 

Hoje em dia existem dezenas de aplicativos e sites para ouvir audiobooks, com opções de todos os estilos e gostos. O site MyBest fez uma lista dos dez melhores apps, sendo alguns deles:

  1. BOOKDESIGN – LibriVox Audio Books
  2. AMAZON – Audible
  3. UBOOK EDITORA – Ubook
  4. GOOGLE LLC  – Google Play Livros
  5. 12MIN – 12min

Como nem tudo que é bom vem de graça, todos esses apps precisam de uma assinatura premium para se ter acesso à todas as obras, mas fiquem tranquilos que há muitas opções gratuitas além de promoções relâmpagos dos maiores clássicos, como Harry Potter e Percy Jackson.