#PraCegoVer Audiodescrição resumida: Fotografia vista de frente de um balcão contendo diversas garrafas de vinho. Acima do balcão há taças de vidro presas de cabeça para baixo. Ao fundo, em uma parede marrom, está o texto: It’s better in the dark.

Por Marina Russo

Todas as imagens desse artigo possuem texto alternativo com a audiodescrição resumida (#pracegover).

O’Noir é um restaurante localizado em Toronto, no Canadá, que conta também com uma franquia em Montreal. A proposta do restaurante é oferecer uma imersão na escuridão como forma de imitar a experiência gastronômica de cegos, aguçando os demais sentidos durante a refeição.

 Existem outros restaurantes ao redor do mundo com essa mesma proposta, uma cadeia de restaurantes fundada na França, com franquias na Inglaterra, Nova Zelândia, Austrália, Espanha e Marrocos. 

Para jantar no O’Noir, é necessário realizar uma reserva, que pode ser feita pelo próprio site. Na sua chegada, você é convidado a olhar o menu em um ambiente ainda iluminado, antes de ser conduzido para a sala completamente escura em que será servida a refeição. O cardápio possui opções vegetarianas e veganas e também uma opção surpresa, assim intensificando a experiência

Dentro da sala de jantar, celulares não são permitidos e todos os garçons e garçonetes que realizam o atendimento são cegos ou possuem algum nível de deficiência visual. Os garçons indicam a localização dos pratos e talheres à mesa e também auxiliam os clientes a entrar na sala e caso precisem ir ao banheiro. É uma experiência de imersão total, para que os clientes ao final da refeição tenham tido a sensação de como é ser cego por algumas horas.

De acordo com o site oficial do restaurante, o conceito de jantar às cegas se originou com Jorge Spielmann, uma pastor cego de Zurique que vendava seus convidados para que eles compartilhassem da mesma experiência que ele durante o jantar. Spielmann fundou em 1999 o projeto Blindekuh (em alemão, com tradução livre para “vaca cega”), que tinha como objetivo ensinar sobre o mundo que os cegos vivenciavam e também empregar pessoas com algum tipo de deficiência visual.

Para saber mais sobre o O’Noir, acesse o site: http://www.onoirtoronto.com/ 

10 thoughts on “O’Noir – O Restaurante que Imita a Experiência Gastronômica de Cegos”
  1. It’s thhe best time too make soome plans forr thee futhre and it is time tto be happy.
    I have rad thjs post annd if I coulpd I desiree to suggest
    youu feww intreresting things or advice. Mayube yyou caan rite next articles recerring
    to thus article. I wish too readd evven more things about
    it!

  2. Hey I knoiw this iis off topic buut I was wondering if youu knrw off anyy wiodgets I copuld addd too my blog hat automatically teet myy nwest twitter updates.
    I’ve beewn looking for a plug-in like this forr quite some time and was hoping matbe
    you would have some experience with somethinbg likke this.
    Please let me know iff you ruun into anything.
    I trjly enjoy reading your blog andd I look fprward tto your new updates.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *