Por Natália Marques

Todas as imagens desse artigo possuem texto alternativo com a audiodescrição resumida (#pracegover).

A Menthel Aparelhos Auditivos, uma empresa focada na reabilitação auditiva, com uma equipe de profissionais da área, lançou uma websérie – também usada como campanha publicitária, claro – que apresenta crônicas de pessoas com deficiência auditiva, que tiveram seu dia-a-dia transformado após iniciar o uso de aparelhos auditivos. Além da óbvia melhoria na parte da audição, a autoaceitação e autoconfiança também são áreas que melhoraram muito na vida desses personagens da vida real, após começarem o uso dos aparelhos.

A websérie “Sonoros – Eles ouvem e se fazem ouvir” mostra histórias da vida real, de pessoas que tiverem que lutar e vencer os desafios trazidos pela perda auditiva e que hoje, por terem recuperado a capacidade de ouvir por conta do uso dos aparelhos auditivos, possuem uma qualidade de vida muito melhor e mais saudável.

A perda auditiva é a deficiência mais comum em todo o mundo, de acordo com estudos divulgados pela Sociedade Brasileira de Otologia. As histórias dessas pessoas, contadas de forma muito sensível nos vídeos, também ajudam a outros que passam pelos mesmos desafios, pelos mesmos medos e vergonhas, de modo que podem visualizar um futuro diferente do atual.

Mais tecnicamente, a série é muito rica sonoramente: o som é trabalhado nos seus mínimos detalhes (principalmente nos três episódios da temporada inicial), tentando imitar a mudança sentida pelo deficiente após a colocação do aparelho – todos os novos sons ouvidos, toda a melhoria no estilo de vida. Com muita naturalidade, as personagens contam como seus hábitos mudaram após o uso do aparelho. E é claro, a série possui acessibilidade. Todos os episódios possuem closed caption.

Para assistir à websérie basta acessar esse link: https://menthel.com.br/sonoros/ onde estão todos os episódios. Além disso, todos estão disponíveis de graça no Youtube. E para saber mais sobre os serviços da Menthel, basta acessar o site deles: https://menthel.com.br/.