Um pouco mais sobre o intérprete de Libras que mostrou que surdos também podem ser amantes da música

Por Sofia Wu

Em 11 de setembro de 2022, ocorreram os últimos shows do aguardado festival Rock in Rio. Foram 10 dias de programação intensa, que contou tanto com artistas nacionais quanto internacionais. Como pudemos mencionar em uma diversão acessível, o RiR possui um histórico de ações voltadas para a acessibilidade, uma de suas medidas foi comprovada no primeiro final de semana do evento, no dia 04 de setembro de 2022.

No palco Sunset, o intérprete de Língua Brasileira de Sinais, a Libras, Leonardo Castilho, chamou a atenção de todos que assistiam às performances pelo método adotado para transmitir, com sucesso, as mensagens de cada música por meio dos sinais, para que o público que precisasse de seu suporte pudesse aproveitar e sentir os shows como as pessoas ouvintes. O profissional não apenas usufruiu dos movimentos, como as combinou com a dança, conseguindo adicionar emotividade em seus sinais.

https://www.instagram.com/p/CiJCYtIJnmn/

Leo Castilho, um dia antes, no show de L7nnon, com participação de MC Carol, também no palco Sunset.

Atualmente, com 34 anos de idade, o também multiartista atuou, pela primeira vez, no Rock in Rio de 2017, traduzindo para a Língua Brasileira de Sinais os shows de Liniker e Banana System. Por ser surdo, Leo Castilho trabalha em colaboração com seu colega Rafael da Mata, que é ouvinte. Além do ofício de intérprete de Libras, Leo, que perdeu a audição aos oito meses de vida, é produtor de festas para pessoas surdas. Um de seus eventos é o Bloco Vibramão, bloco de Carnaval para surdos. Ademais, Leonardo Castilho também é um dos idealizadores do projeto “Slam do Corpo”, o primeiro Slam do Brasil que junta poetas surdos e ouvintes em atividades que envolvem a Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais, criado pelo grupo Corposinalizante, que realiza trabalhos de arte e pesquisa para integrar jovens surdos e ouvintes interessados na Libras.

Referência das informações

LEITE, Juliana. Conheça o intérprete de Libras que roubou a cena no Rock in Rio. Disponível em: https://www.terra.com.br/nos/conheca-o-interprete-de-libras-que-roubou-a-cena-no-rock-in-rio,dc8182a953c6787b4f98a0835c2393b5djfqm7tr.html. Acesso em: 19 set. 2022.

LIBRASOL. Rock in Rio 2022: tradutor de Libras se destaca no Palco Sunset. Disponível em: https://www.librasol.com.br/rock-in-rio-2022-tradutor-de-libras-se-destaca-no-palco-sunset/. Acesso em: 19 set. 2022.

DOURADO, Wiltom. LEONARDO CASTILHO (Leo Castilho). Disponível em: https://escoladelibras.com/leonardo-castilho-leo-castilho/. Acesso em: 19 set. 2022.

CORPOSINALIZANTE. corposinalizante. Disponível em: http://corpo-sinalizante.blogspot.com/. Acesso em: 20 set. 2022.

DE JESUS SANTOS, N. O Slam do Corpo e a representação da poesia surda. Revista de Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/8688. Acesso em: 20 set. 2022.