how to make a site for free

Equoterapia - O bem da interação homem-animal

Por Natália Marques

Mobirise

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que abraça as áreas da saúde, educação e esporte (equitação), utilizando do cavalo e da sua interação para o desenvolvimento psíquico, biológico e social de pessoas portadora de deficiência física, mental e/ou sensorial.

A equitação - modalidade esportiva em que a base é o contato direto e contínuo entre o cavaleiro e o cavalo - exige a participação do corpo inteiro, sendo assim, contribuindo para a força muscular, equilíbrio, coordenação motora e conhecimento do próprio corpo. Além disso, a interação com o cavalo amplia formas de socialização e autoconfiança. A reabilitação da pessoa com deficiência acontece na medida em que interagem com o cavalo.

A técnica da equoterapia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1997. Em conjunto com uma equipe multiprofissional, a equoterapia é aplicada por intermédio de programas específicos, organizados de paciente para paciente. Ela é indicada para crianças a partir dos dois anos de idade e não há restrição de idade para idosos.


Programas da Equoterapia

O primeiro programa a ser citado é a hipoterapia, cujo enfoque principal é a reabilitação física: o movimento gerado pelo passo do cavalo é usado para favorecer os ganhos motores como equilíbrio, força muscular e postura. Outro programa é a reeducação equestre, em que o paciente já possui condições de se manter sozinho em cima do cavalo e consegue interagir com o animal e com o ambiente. O terceiro programa é o pré-esportivo, utilizado principalmente para imersão social, em que o paciente tem boas condições para participar de competições esportivas. 


Legislação

A Lei 13.830, sancionada em maio de 2019, regulamenta equoterapia como método de reabilitação de pessoas com deficiência. Ela decreta que a equoterapia será exercida por uma equipe multiprofissional composta por médico, médico veterinário, psicólogo, fisioterapeuta, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e professores de educação física, desde que possuam curso específico na área da equoterapia. Ela entra em vigor a partir de novembro de 2019, obrigando a todos os locais que fornecem a terapia a estarem em dia com a vigilância sanitária e com profissionais habilitados. 


Onde Encontrar o Tratamento


São Paulo

Centro de Equoterapia do Clube Hípico de Santo Amaro

Site | (11) 5694-0600 | Rua Visconde de Taunai, 508


Sociedade Hípica Paulista

Site | (11) 5504-6100 | R. Quintana, 206 - Cidade Monções


Rio de Janeiro

Equoterapia Rio

Site | (21) 98187-1474 


Cervim

Site | (21) 97127-9962 / 2457-4791 | Avenida Brasil, 27195 - Vila Militar


Para Mais Informações

Associação Nacional de Equoterapia