Publicado em Interesting Engineering | Traduzido por Natália Marques

A Unicode Consortium anunciou as últimas atualizações no cardápio de emojis, incluindo emojis que oferecem uma maior representação e símbolos de empoderamento feminino.

A Unicode Consortium (UC) – organização sem fins lucrativos que possui a meta de substituir os esquemas de codificação de caracteres existentes pelo unicode – anunciou a sexta maior atualização para o teclado global de Emojis em 5 de fevereiro, introduzindo 230 novos Emojis aos mais de 3 mil já utilizados atualmente ao redor do mundo.

O maior suplemento nessa atualização foi a inclusão de emojis que representam membros da comunidade surda e da comunidade cega, assim como dois modelos diferentes de cadeiras de roda e cadeirantes dos gêneros femininos e masculinos.

#PraCegoVer: Fundo branco. Oito emojis  estão dispostos em duas linhas, sendo quatro em cada uma. Na primeira linha: Um ouvido com aparelho auditivo, uma mulher com bengala para cego, um cão-guia e um homem em uma cadeira de rodas. Na segunda linha: um braço mecânico, uma mulher em uma cadeira de rodas, uma perna mecânica e, por último, outro cão-guia.

A Apple sugeriu que esses emojis deveriam ser incluídos no ano passado, em resignação à UC, a organização que comanda as regras e padrões para representação textual de caracteres usada na internet – o que inclui os emojis. A Apple consultou organizações como a Fundação de Paralisia Cerebral (Cerebral Palsy Foundation); o Conselho Americano de Cegos (American Council of the Blind) e a Associação Nacional de Surdos (National Association of the Deaf) para o design dos novos emojis de acessibilidade.

A Apple começou com esse propósito no ano passado manifestando “A Apple está requerendo a adição de emojis para melhorar a representação de indivíduos com deficiência. Atualmente, os emojis possuem uma ampla gama de opções, mas pode ser que não representem as experiências daqueles com deficiências. Diversificando as opções disponíveis ajudará a preencher um vácuo significativo e promoverá uma experiência mais inclusiva para todos.”

Outra grande adição permite que mais casais sejam melhor representados pelos emojis, como tons diferentes de pele foram adicionados para “Pessoas Segurando as Mãos”, assim como a inclusão de gêneros nos casais.

Depois de uma campanha do ano passado da Plan International UK – instituição sem fins lucrativos que promove os direitos das crianças e igualdade para meninas em todo o mundo – o emoji de “Gota de Sangue” foi adicionado como um modo de representar o ciclo menstrual feminino, o que eles esperam que ajude a acabar com o tabu mundial envolvendo a menstruação feminina.

#PraCegoVer Fundo branco. Emoji de uma gota vermelha.

[…]

O gráfico Emoji da UC foi atualizado com as novas inclusões de adições no Unicode 12.0.

Todas as imagens desse artigo possuem texto alternativo com a audiodescrição resumida (#pracegover).